A IMPORTÂNCIA DO USO DIÁRIO DE PROTETOR SOLAR
Quem não deseja ter uma pele bonita, jovem e saudável a vida inteira? O que muitos não sabem é que a almejada “pele ideal”, além de ser realmente mais bonita, o que traz benefícios diretamente relacionados à autoestima, é também o tipo de pele mais saudável, pois nela há o equilíbrio adequado entre fatores como: hidratação, oleosidade, elasticidade e regeneração celular, dessa forma, pessoas que apresentam uma boa pele, correm menos risco de sofrer problemas recorrentes que geram bastante desconforto, como melasma, acne, manchas por exposição solar, cicatrizes, estrias, dermatoses, rugas, linhas de expressão, ressecamento, dermatite atópica e muito mais!
Diversos fatores estão relacionados à saúde da pele, que vão desde fatores intrínsecos (como os fatores genéticos, histórico de doenças pessoais ou anomalias congênitas) à fatores extrínsecos – como exposição solar excessiva, exposição a produtos químicos, desnutrição, alimentação inadequada, desidratação, obesidade, etc. Hoje, trataremos sobre a importância do uso diário e constante do protetor solar para reduzir os danos causados à pele pela exposição à luz solar, assim como a outras luzes que podem gradativamente causar danos.
A exposição aos raios ultravioleta é a principal responsável por problemas relacionados ao envelhecimento tegumentar, por isso, muitos consideram que o protetor solar é o dermocosmético mais importante na rotina de quem faz skincare. Os raios ultravioleta são os inimigos da pele principalmente porque eles fazem com que ocorra a proliferação exacerbada de radicais livres, que atuam na degradação do colágeno causando o envelhecimento precoce, o surgimento de manchas aos mínimos estímulos, desidratação, falta de viço, aumento da oleosidade – que ocorre devido a reação da pele à desidratação – e acne, por isso, os profissionais dermatologistas, esteticistas e fisioterapeutas dermato funcionais recomendam o uso do protetor solar FPS 30 ou superior diariamente.
DEVO USAR PROTETOR SOLAR EM DIAS NUBLADOS E DE CHUVA?
Muitas pessoas têm o hábito de usar protetor solar no verão, ou ainda somente quando vão à praia, piscina, ou se sabem que ficarão expostas por muito tempo ao céu aberto, pois associam a necessidade do uso do protetor ao contato direto dos raios solares com a pele, no entanto, isso é um grande equívoco, já que é preciso passar protetor solar todos os dias, independente das circunstâncias, principalmente no rosto e no pescoço. Mesmo nos dias em que está nublado ou chovendo, os raios UV são capazes de atravessar as nuvens e conseguirem contato com nossa pele, e mesmo que estivermos dentro de casa, a luz das lâmpadas, televisores, computadores e dispositivos móveis, que estão constantemente em contato conosco, também têm o potencial poder de causar danos a nossa pele, devido a exposição excessiva e, quase sempre, inevitável.
COMO ESCOLHER O MELHOR FILTRO SOLAR PARA MEU TIPO DE PELE?
Cada pele é ÚNICA e merece o cuidado adequado que seja capaz de realçar suas características positivas e trazer benefícios associados ao mesmo tempo, por isso, escolher os produtos corretos para sua rotina diária é fundamental. Antes de escolher seu protetor solar, faça uma análise simples de sua pele, a fim de descobrir se ela é do tipo oleosa, seca, ou mista.
Se sua pele for do tipo oleosa, você precisará escolher um protetor solar que possua uma textura mais fluida (menos viscosa), e que seja oil-free – essa informação geralmente consta logo à frente da embalagem. Esse tipo de protetor solar é o mais indicado por ser mais leve, ter a absorção mais rápida e não conter óleo na composição, evitando assim o efeito de “pele oleosa” indesejado.
Se sua pele for seca dê preferência por opções de protetor solar em versões de cremes ou loções hidratantes, esses geralmente possuem óleo vegetal na composição ou algum extrato natural que irá auxiliar na retenção de água em sua pele, evitando assim o ressecamento e evitando o envelhecimento precoce.
Já se você possui o tipo de pele mista, o ideal é que você utilize protetores com a descrição de “toque seco” ou “matte”, pois esses são equilibrados para garantir uma boa hidratação, sem deixar a região da pele oleosa ainda mais oleosa.
USO DIÁRIO DO PROTETOR SOLAR: DEVO USAR NO CORPO INTEIRO OU SÓ NO ROSTO?
Se estivermos em ambientes internos cobertos, o uso diário do protetor no corpo torna-se opcional, dependendo da necessidade individual de cada pessoa, do seu fenótipo e tom de pele. A proteção facial, no entanto, é fundamental, já que nossa face está sempre descoberta, sem qualquer tipo de proteção mecânica contra radiações.
Em ambientes externos, ainda que a exposição não seja excessiva, é necessário que haja proteção solar do rosto e do corpo inteiro, já que somente a proteção das roupas não será suficiente para proteger a pele dos danos causados pela radiação solar.
DICAS GERAIS PARA UMA PELE MAIS SAUDÁVEL:
- Hidrate-se: É certo que o cuidado externo é fundamental e possui efeitos significativos, mas o melhor dos cuidados vem de dentro para fora – beba bastante água durante o dia, sua pele agradece!
- Alimente-se bem: Pela mesma razão, mantenha uma alimentação saudável, rica em ferro, vitaminas e proteínas fundamentais para uma pele bonita e jovem.
- Aumente a proteção com vitamina C: A vitamina C ajuda a proteger a pele contra os efeitos do sol, assim como a reverter os danos causados por ele, invista em sua dieta!
- Remova o filtro solar de forma correta e eficiente: Assim como todos os produtos aplicados sobre a pele, o filtro solar também deve ser removido de maneira correta, para evitar acúmulo e sobreposições que podem ser potencialmente nocivos a sua saúde, por isso, inclua em sua rotina o uso diário de um sabonete facial adequado.
Gostou desse conteúdo? Compartilhe com alguém que precisa saber disso!