Você já possui um plano de carreira profissional? Muitas pessoas acreditam que essa é uma ferramenta que só serve para quem possui muitas formações, cursos e capacitações ou títulos, no entanto,um bom plano de carreira é absolutamente útil para qualquer pessoa que deseja ingressar no mundo do trabalho, independente da experiência da área ou do nível de formação acadêmica. Por isso, se você não tem ainda não tem ideia de como fazer o seu próprio plano de carreira, esse conteúdo foi feito especialmente para você!
Para começarmos a falar sobre planejamento,precisamos enfatizar sua importância, afinal de contas, um bom planejamento será muito importante, no entanto, existe uma espécie de lenda urbana que diz que o planejamento só é útil para quem tem muitas informações no currículo, ou que só serve para quem deseja ser líder, ou que esteja no nível hierárquico mais alto da empresa, mas isso definitivamente não procede! Aliás, é válido dizer que o planejamento de carreira nem sempre vai depender da empresa para você ter o seu planejamento profissional.
A principal importância do plano de carreira se dá por que, nos dias de hoje o mercado de trabalho está super competitivo, diferente de como era antigamente, e a tendência é que esteja cada vez mais competitivo, isso está acontecendo pois há uma evolução constante das pessoas e das empresas, em viés tecnológicos, educacionais, de interações interpessoais etc. por isso, a rapidez às demandas de mercado estão aumentando. As necessidades dos clientes, dos consumidores também, portanto, a gente saber como fazer essa nossa gestão de carreira, quais os caminhos possíveis para a gente se desenvolver profissionalmente será nosso porto seguro em nossa vida.
Passo a passo para fazer seu planejamento de carreira:
Para iniciar seu Planejamento de carreira, o primeiro passo é definir qual é o seu objetivo. Isso porque quando a gente quer mudar de carreira, subir de cargo ou conseguir um emprego há uma forte tendência que ocorra situações indesejadas no caminho, por isso, comece estabelecendo seus objetivos através de uma lista de possibilidades reais de partida de sua inércia, adicione nesta lista ao menos 5 opções sobre o que pode acontecer com base nas circunstâncias atuais e ferramentas que você possui. Por isso, o primeiro passo é analisar essas possibilidades, pergunte-se “o que que eu vou ganhar se eu escolher esse objetivo?” “Quais vão ser os pontos positivos?” “Quais são os pontos negativos?” “Quais consequências positivas?” “Quais consequências negativas?”, escreva tudo aquilo que vai te trazer de bom, de ruim e aquilo que será recompensador.
Agora que você já definiu quais seus objetivos, monte uma estrutura para te ajudar a trabalhar a parte profissional de seu interesse, esse passo será muito importante e irá servir de guia na tomada de decisões, para fazer escolhas rumo às mudanças.
Essa estrutura será a base para que você não caia em situações aleatórias e que muitas vezes podem trazer frustrações. Não há nenhum bicho de 7 cabeças, pode ficar tranquilo. Se você ainda está em busca do primeiro emprego e ainda não tiver experiência, não há problema, pois existe uma boa estratégia para essas situações: substitua a palavra “experiência profissional” ou “empregos” por termos que possam servir como uma forma do empregador te conhecer como trabalhador, termos como “conhecimentos, habilidades, atividades, eventos, trabalhos voluntários” serão bastante úteis.
Faça também um levantamento profissional de todos os empregos, trabalhos, “bicos” que você já fez até hoje, desde trabalhos voluntários a congressos e eventos academicos. Por mais óbvio que essa etapa pareça, não é óbvio! É muito importante ter isto em mente e no papel para que você entenda tudo que você já fez até agora, quando você fizer uma boa leitura disso, em seguida, você irá se surpreender!
O último passo rumo ao seu plano de carreira é o planejamento. Nesse momento é de extrema importância que você consiga criar uma estratégia de sucesso. Para isso, use e abuse de literaturas disponíveis nas mais diversas as bases de organização, planejamento e ações. No tópico de organização descreva bem o seu objetivo, o que que você quer, o que que você está buscando, principalmente, qual o pazo para determinada ação acontecer. O prazo é imprescindível para evitar que fiquemos procrastinando as atitudes, pois isso irá gerar frustrações. Siga sempre suas auto afirmações e boa sorte!
E aí? Já colocou em prática o seu plano de carreira? Comenta aqui pra gente como foi sua experiência!