O cálculo do imposto de renda mensal é sem dúvidas uma grande dor de cabeça para grande parte das pessoas que ainda não se sentem seguras quanto ao calculo do valor que você deve pagar ou restituir na receita federal.
Se você é um trabalhador ou um contribuinte do imposto de renda, ou mais ainda, se você é um profissional que atua no setor do RH e está buscando descobrir a maneira correta de realizar o cálculo do Imposto de renda mensal dos funcionários da empresa, vamos te ensinar o passo a passo para que você possa realizar esse cálculo.
Realizar o calculo do imposto de renda mensal é necessário para que o processo de recolhimento do imposto se torne possível. Pois, quando uma pessoa é obrigada a pagar o imposto de renda de forma direta na fonte, a obrigação da empresa para qual ela trabalha fornecer o recolhimento mensalmente e informa-lo através do holerite.
A obrigação de calculo do imposto de renda mensal é da empresa quando existe uma relação de trabalho baseada na CLT e o funcionário está enquadrado dentro dos parâmetros de obrigatoriedade.
O imposto de renda mensal é o velho imposto de renda retido na fonte e é por meio dele que pessoas físicas e jurídicas fazem o adiantamento do pagamento e do calculo do imposto de renda mensal. É importante destacar que esse tipo de imposto é descontado comumente de rendas oriundas de vínculos de trabalhos com base na CLT.
É importante destacarmos que os cálculos do imposto de renda mensal não são obrigatórios para todos os funcionários e que esses funcionários estão incluídos na tabela de calculo do imposto de renda mensal da sua empresa.
Para realizar o calculo do imposto de renda mensal é necessário:
- Somar os vencimentos do mês;
- Fazer o desconto do INSS do salário bruto;
- Deduzir quais os dependentes legais do salário bruto;
- Fazer aplicação da alíquota do imposto de renda sobre a base do cálculo
- Reduzir do valor que for encontrado o valor fixo da alíquota;