O petróleo é um combustível fóssil e é uma substância oleosa que apresenta uma densidade menor do que a da água e é altamente inflamável. Atualmente, é ele é considerado um dos principais recursos, sendo utilizado principalmente como fonte de energia.
O petróleo só passou a ser explorado pelo homem a partir do século XIX, mas ele já era conhecido por nós. Ele só passou a ser solicitado em larga escala com a criação de motores que eram movidos a gasolina ou a óleo diesel. Já na década de 70 o petróleo passou a ser considerado como o carro chefe da economia e cerca de 50% do consumo da energia mundial e vem perdendo um pouco de espaço atualmente, devido ao uso das fontes alternativas de energia, que são consideradas mais limpas.
A origem do petróleo está relacionada com a decomposição da matéria orgânica principalmente dos plânctons. Acontece que as bactérias quando estão em um local com baixo teor de oxigênio começam a obter energia por meio de uma reação que chamamos de decomposição e isso gera acumulo de resíduos nas camadas do subsolo dando origem as chamadas bacias sedimentares que estão localizadas em lugares que foram oceanos ou que ainda são até hoje.
O petróleo é composto por uma mistura de hidrocarbonetos que passam para o estado liquido devido a alta pressão e também alta temperatura do ambiente e há também a presença de componentes sulfurados, nitrogenados, oxigenados e também elementos metálicos.
Outro ponto importante para destacar é que o petróleo está relacionado com o aumento do efeito estufa, o que vem gerando grandes debates nas comunidades cientificas, pois a temperatura do planeta vem aumentando e muitas pessoas acreditam que esse aumento pode está relacionado com os níveis de CO2 na atmosfera, pois durante a combustão dos derivados do petróleo nós temos a liberação desse gás na atmosfera, além do metano também.