Olá pessoal, hoje nós trouxemos para você um texto muito interessante, principalmente para aquelas pessoas que você tem filhos e pensam em passar a dar uma mesada para eles por mês, mas tem medo ou ainda não sabe qual a real necessidade de fazer isso. Por isso, leia com atenção todas as informações aqui passadas, pois elas irão te ajudar bastante.
Primeiramente, vamos começar definindo o que é uma mesada. Bom, mesada é uma pequena quantia em dinheiro que você dará ao seu filho com o objetivo de torna-lo um pouco mais independente, seja para pagar pequenos gastos seus ou até mesmo para que ele possa juntar o valor. Essa atitude gera uma independência, pois a criança já se sente responsável pelo seu dinheiro e podem tomar suas próprias decisões financeiras.
Ela é necessária para que a criança aprenda desde cedo a lidar com seu próprio dinheiro, e assim ela poderá aprender a tomar decisões que sejam mais benéficas para si mesma. Isso também é de suma importância, para que desde cedo ela já tenha contato com a educação financeira e assim, tenha uma tendência a crescer com uma vida financeira mais equilibrada.
A mesada também contribui muito para o processo de aprendizagem e amadurecimento da criança, pois ao ter seu dinheiro, ela terá que tomar decisões. Como por exemplo, ela poderá decidir se é melhor gastar seu dinheiro com doces ou guarda-lo para comprar aquele brinquedo que ela tanto deseja, mas que é um pouco caro. Isso vai tornando a mente da criança mais aberta para decisões mais amplas, e aumenta a perspectiva dela com relação ao seu próprio dinheiro.
Você pode estar se perguntando nesse momento “qual melhor idade para começar a dar mesada para meu filho?”. Bom, de acordo com alguns estudos o ideal seria quando a criança está entre seus 6 ou 7 anos, dependendo também o grau de desenvolvimento do seu filho. Ele precisa está em uma fase de aprendizado e de entendimento, é necessário que ele já entenda o que ele está fazendo e consiga ter capacidade de enxergar a real importância daquilo que está fazendo, pois, dessa forma, ele conseguirá ter mais chances de ser bem sucedido nessa missão pela resto de sua vida.
Outra dica que vamos te dar aqui também é que o valor da mesada deve ser de acordo com as suas condições, ou seja, você não precisa ficar no vermelho ou apertado todos os meses para poder proporcionar uma mesada para seu filho. Na verdade, o ideal é que o valor a ser dado seja baixo, pois a criança deve aprender a rentabilizar o seu dinheiro, se ela tiver uma mesada alta, dificilmente passará por situações de escolhas e isso evita que a criança desenvolva seu raciocínio logico financeiro.
Portanto pessoal, espero ter ajudado você com esse pequeno texto sobre mesadas. Se você tem filhos pode testar com eles e dessa pode até evitar que eles se tornem adultos descontrolados e que não consigam administrar sua própria vida financeira. Dessa forma, eu espero vocês em um próximo texto, um grande beijo e tchau.